O português é uma das línguas mais faladas do mundo — aparece entre a 6ª e a 9ª posição, dependendo da fonte — e está entre os três idiomas mais usados nos países ocidentais, junto com o inglês e o espanhol.
Aproximadamente 260 milhões de pessoas falam português em todo o mundo.
O idioma chegou ao Brasil no século XVI com a colonização portuguesa e, ao longo dos séculos, tornou-se predominante.
O português apresenta variações regionais e locais, tanto no Brasil quanto em outros países onde é falado.
Além da língua oficial, que é o português, o Brasil reconhece legalmente a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação e expressão. O país também abriga uma rica diversidade linguística, com pelo menos 180 línguas indígenas ainda em uso, faladas por diferentes povos originários em várias regiões do território nacional.
Você é bom de geografia? Bora fazer este exercício.
Todos esses países pertencem à CPLP (comunidade de países de língua portuguesa). Porém, em um deles ninguém fala português. Vocêr sabe me dizer qual?
A Guiné Equatorial é o único país da África de língua oficial castelhana. Os idiomas mais falados nesse país, o fang e o Pidgin Inglês, não são línguas oficiais. Apesar de a Guiné Equatorial ter decretado a língua francesa e, mais recentemente, a língua portuguesa como línguas oficiais, elas não são faladas no território. No entanto, na ilha de Ano Bom, ainda se usa o chamado Fá d'Ambô, ou seja o Falar de Ano Bom, uma língua crioula de base portuguesa que mantém uma semelhança muito grande com o são-tomense falada nas ilhas vizinhas de São Tomé e Príncipe.
E por que declararam o português como língua oficial?
Provavelmente porque o país deseja o apoio dos oito países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para difundir o ensino da língua portuguesa no país, para a formação profissional e o acolhimento dos seus estudantes pelos países da comunidade lusófona.